Um dos acessórios mais difíceis de acertar no look masculino é o relógio de pulso. São muitas as variações de modelos, cores, estilos e marcas.
Como comprar um relógio masculino que combine com você? O que olhar e ficar atento para adquirir um relógio de qualidade? São perguntas que normalmente nos fazemos na hora de procurar uma peça.
Neste novo post da blog da Watch Time, vamos mostrar um guia simples de como escolher o seu novo relógio de pulso. Boa Leitura!
O que caracteriza um relógio masculino?
Os relógios masculinos tem um diâmetro maior que os femininos com tamanho de caixa superior aos 38mm. São trabalhados em cores mais neutras e com características mais esportivas. Dentre esses detalhes, você vai perceber que são muitas as variantes na confecção de um modelo de relógio que chega ao ponto de confundir na hora da escolha.
Hora da escolha
Escolhendo onde procurar seu relógio, sendo em lojas no shopping, ou na internet e ainda em lojas especializadas, não importa, tem alguns passos que você deve ficar atento para não fazer uma comprar no impulso, geralmente o principal erro no momento de adquirir um exemplar. Vamos lá:
Valor: o começo da sua escolha é aqui, saber o quanto pode gastar já delimita bem o seu campo de opções. No mercado, você pode encontrar desde valores mais acessíveis e com boa qualidade, a partir de R$ 150,00, até relógios excelentes que podem alcançar números altíssimos.
Estilo: Como você vai combinar o relógio? Vai usar de forma mais casual? Vai usar com roupa social, ou precisa para fins de trabalho? Tem algumas peças que detém funções específicas como relógios de mergulho. Seu jeito já é mais esportivo? O segundo passo é definir o seu estilo ou como ele se encaixa no estilo que você precisa usar.
Pulseira: Geralmente, achamos que a pulseira de um relógio se baseia em duas opções, couro ou aço, é mais comum ainda ver alguém classificando um relógio como bonito ou não dependendo da pulseira. Então, escolher qual o tipo de material que prefere, já ajuda a limitar ainda mais o seu campo de escolhas, além de ajudar a escolher o estilo também. Lembrando que ainda se tem algumas outras opções em pulseira: borracha, nylon, canvas e mesh (aço parecido com uma malha/trama).
Marca: Se você já fez uma pesquisa prévia sobre relógios, muito provavelmente já definiu uma ou mais marcas que gostou em relação a design, valores e funcionalidades. Relógios semelhantes de marcas diferentes podem alcançar valores muito discrepantes. Por isso, antes de ir às compras, realize uma pesquisa sobre as principais marcas do mercado e já vá com algumas em mente. Vai facilitar bastante a sua jornada.
Máquina: Hoje, existem 3 tipos distintos de máquina: movida a bateria/pilha, movida a força cinética (Relógios mecânicos e Relógios automáticos) e movida a energia solar. Não existe certo ou errado, escolha o tipo de máquina de acordo com o seu uso e necessidade, se você fica o dia todo dentro de um escritório e pouco anda de dia com o sol a pino, não convém ter uma máquina movida a luz solar, por exemplo.
Mostrador: É primordial você escolher o tipo de mostrador que mais te agrade e seja funcional para você usar o relógio em todas as suas funcionalidade, e claro ver as horas. Você terá 4 tipos à disposição:
a – Relógios analógicos: os que têm os famosos ponteiros;
b – Ana-digi: que mesclam os ponteiros com mostrador digital;
c – Relógios digitais: números em um visor digital;
d – Cronógrafos analógicos: relógios analógicos com ponteiros e acumuladores extras para cronometragem de tempo.
Garantia: Por lei, os fabricantes são obrigados a dar no mínimo 90 dias de garantia mas é praxe chegar a 1 ano e em alguns casos 2 ou 3 anos. Se estiver na dúvida entre 2 relógios de marcas diferentes, considere ver a garantia para te ajudar na decisão. Como você vai fazer um investimento que não se faz todo dia, quanto mais respaldo para não ter prejuízo, melhor.
A partir de agora você já tem um guia para se basear na hora de analisar as sua opções para comprar um relógio masculino, aliar razão e emoção é o fundamental para ser feliz na sua aquisição. Boa sorte! E quando precisar de manutenção ou reparar algo que tenha danificado, você pode procurar um relojoeiro de confiança, venha para a Watch Time!